Punta del Este – Dia 1 – URUGUAI

Punta del Este não e tão mal assim. Sim, esperava o pior. Esperava uma península operando a modo Vila Olímpia, bairro de São Paulo. Mas a cultura uruguaia e o estilo de aproveitar a praia agentino predominam – graças a Deus.

Punta é bonita, organizada, segura e limpa. A cidade é tão povoada no verão que não se dá ao luxo de corroer sua imagem por nada. Os únicos incidentes criminais são os atos de delinquência juvenil, maldição que assombra a cidade. Nada é poupado.

A famosa mão no sábado

A famosa mão no domingo

Não posso dizer como a cidade funciona na alta temporada, pois a conheci na primavera. 2 dias são suficientes para aproveitar o que o lugar tem de mais divertido, mas pouco para provar todas as opções de comida de Punta. Aliás, comer na cidade não é barato. É o preço do Brasil. Facilmente você gasta em média 50 reais por restaurante.

Sugestão de almoço é no porto da cidade. Lá concentram-se vários restaurantes especializados em peixe (pescado, como chamam). Olhe bem para o menu, pois os preços variam para um mesmo produto. Típicos restaurantes uruguaios, quase todos têm a parrilha à mostra no salão na qual vai principalmente a carne e o frango – maravilhosamente preparados. Mas se quiser provar algo típico da região, peça a brótola, um peixe semelhante ao linguado. Os uruguaios incluem queijo no preparo do  peixe, algo delicioso e não muito comum no Brasil. Então, já vale experimentar. Em qualquer restaurante, há opções que recheam a brótola com queijo, camarões, coento ou outras verduras. Fica muito bom.

Ali mesmo do porto você pode pegar um barco para fazer um passeio à ilha-santuário dos leões-marinhos. Criaturas imensas, vivem a poucos metros da costa onde procriam e você não pode por os pés em sua terra. Fica do barco apreciando a fauna e sentindo o mau cheiro. Aos que não se animam, a boa noticia é que o gigante está sempre perto do porto, passeando,

Em Punta, há precos e produtos para todos os bolsos. Além da soveteria agentina Freddo, duas maravilhas uruguaias podem ser experimentadas. Uma é a sorveteria Arlechinno. Outra é o café Medialunas, com empanadas excelentes (4 queijos, cogumelos, lombo e croissants (medialunas) com recheios doces ou salgados – experimente com doce de leite. O café também é otimo.

Entre em qualquer supermercado se você deseja comprar o famoso doce de leite La Pataya. Ele é fabricado em Punta, então sai mais barato do que em qualquer loja de souvernir.

O pôr-do-sol da Praia Mansa é a 2 quadras da rua 20, a rua com as principais grifes de Punta del Este. Corra para lá às 18h para ver o sol se pôr no estuário que se convencionou a chamar Rio de La Plata.

Deixe um comentário