Phnom Penh – Dia 1- CAMBOJA

DSCN2084

Muita gente visita o Camboja sedenta pelos ankores e esquece de conhecer a outra a capital de nome impronunciável: Phnon Phen (pronuncia-se pron pe).

A capital do Camboja é uma das cidades mais especiais da Indochina pela sua carga histórica. Cheguei à cidade vindo de Chau Doc, no Vietnã, de barco, pelo Rio Mekong. O barco é pequeno, mas confortável. E no meio do Rio a gente tem que fazer imigração para o Camboja.

DSCN2069

Ponte de acesso ao posto de imigração na fronteira entre o Vietnã e o Camboja

Contratei uma guia e, chegando na cidade, ela já estava disponível para me receber. Ainda que não tivesse guia, a cidade é segura, não muito grande e tem ruas retas e organizadas. Tem um quê de cidade praiana brasileira, mas ainda assim conserva o caráter asiático, com alguns prédios ousados, muita moto e bicicleta na rua.

DSCN2080

Em frente ao meu hotel, comi em um dos restaurantes mais legais da cidade, o Friends. A comida é saudável e maravilhosa e o restaurante é uma associação sem fins lucrativos, que integra pessoas de baixa renda a uma formação profissional. O lugar ainda tem uma loja de produtos feitos por estas pessoas. Tudo muito bonito e num casarão muito agradável.

DSCN2081

Phnon Phen tem um grande mercado de alimentos, num prédio interessante, e tem uma rua muito legal, com lojas e cafés estilosos. É a rua 240, que tem dessas modernidades…

DSCN2164

O bom é que a gente está no Camboja e os preços são baratos. Lembro que pedi para a guia me deixar aqui ao final do dia para eu voltar a pé sozinho, andando para o hotel. Foi uma aventura. Me perdi várias vezes, entrei num hospital para me informar, mas, enfim, o retorno foi tranquilo e divertido.

DSCN2086

Neste primeiro dia, visitamos o palácio real. Para quem foi a Bangkok e viu o palácio dos reis da Tailândia, prepare-se porque o complexo de Phnon Penh também impressiona. É mais antigo e levemente mais suntuoso. A dinastia Khmer, do Camboja, era o reino mais poderoso da Indochina. A Tailândia e parte do Vietnã já compuseram o Camboja. A independência da Tailândia veio diante de uma rebelião liderada por outra dinastia, conquistando assim sua separação do reino Khmer. Quanto ao sul do Vietnã, o Camboja perdeu pelas invasões do país vizinho. Assim, o Camboja tornou-se o país mais pequenino da Indochina. Mas, talvez, o mais interessante.

DSCN2099

DSCN2090

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s