Tokyo – Dia 2 – JAPÃO

P1020802

Melhor época para visitar o Japão é na primavera. O país é povoado por japoneses e cerejeiras, que florescem durante os meses de abril e maio. O Hanami é a prática de observar as flores das cerejeiras. E é levado muito a sério. Tem inclusive um calendário oficial do governo para a observação oficial, com abertura num festival de música transmitido pela TV e adorado pela população.

No parque Ueno, em Tóquio (uma espécie de Ibirapuera local), dos horários de almoço ao fim do dia, ficam lotados de gente querendo fazer piquenique. O espaço é disputado, mas a educação e a civilidade japonesas surpreendem mais uma vez. Você tem direito de esticar a sua toalhinha por duas horas debaixo das árvores de cerejeiras e, numa plaquinha ao lado, você escreve a hora que sentou para que a próxima pessoa se prepare para ocupar o local quando as suas duas horas forem consumidas.

]P1030479

P1030478

Tivemos a sorte de pegar uma feirinha local de comida, uma espécie de feira gastronômica com quitutes japoneses. O governo monta as barracas e monta os lugares para sentar. Pode até parecer caótico, mas impressionantemente a estrutura dá conta da demanda. Você entra na fila, é atendido, consegue sentar e comer em paz. Mais um gol da civilização japonesa!

P1030487

Muito próximo do parque Ueno fica o famoso bairro de Akihabara. A fama veio da época em que o Japão era o melhor país do mundo para comprar eletrônicos e o bairro especializou-se em megalojas de videogames, massageadores, câmeras, notebooks… Ainda vale a pena, o preço é ótimo, mas esse tipo de loja você encontra em todo o Japão.

P1030496

Mas é legal andar por Akihabara, ver os painés de LED e, inclusive, conhecer a versão local do fast food Go Go Curry. O restaurante é simples, mas delicioso. Você entra, paga seu ticket no caixa eletrônico, senta no balcão e entrega para o cozinheiro. A refeição de curry (ou carê, como é falado no Japão) consiste numa pasta temperada servida pura ou com carne e, sempre, com arroz. Há várias modalidades. Se você não conhece, comece pela moderada. Há inclusive modalidades de curry que só podem ser experimentadas se você garantir que já comeu a versão anterior. O bicho queima!

P1030493

Outro bairro engraçado e divertido – e que é a cara do imaginário ocidental sobre Tóquio – é Shinjuku. É lá que está a estação de trem mais movimentada do mundo. De Shinjuku, você chega a Kabuchiko, bairro dos inferninhos de Tóquio. Li que é o bairro mais perigoso de todo o Japão, pois muitos dos estabelecimentos ainda são controlados pela Yakuza, a máfia japonesa. Ainda assim, é extremamente seguro, cheio de ocidentais e turistas, lojas, cinemas, casas de massagens, prostíbulos, casas de lamen e um restaurante que tornou-se famoso pelo show exótico que apresenta todas as noites: o Robot Restaurant.

P1030442

O show é uma mistura de cabaré, robôs, performances tribais, carros alegóricos. Tudo bizarro. Reserve com antecedência, pois lota, e peça seu ingresso com o bentô de sushi, que vale muito a pena!

P1030566

P1030526 P1030577

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s