Moscow – Dia 1 – RÚSSIA

8879540884_1672f9064c_z

Moscow é uma mega-cidade. É sair do avião e se sentir um pouco no Brasil. Aeroportos meio bagunçados, calçadas quebradas, peripécias perigosas de motoristas no trânsito… Mas tem também as diferenças: o povo não sorri (sorrir para estranhos é algo que parece não ser bem visto na cultura russa), fumar em qualquer lugar é algo comum e bacana, todo mundo tem a cara do Putin e a rede de metrô é gigante e atende a cidade inteira.

Estabelecidas as diferenças, é preciso esforço para ver o melhor que a cidade tem a oferecer em dois dias. Mas é possível. E é óbvio que é preciso ir de cara ao Kremlin. Kremlin significa citadela e são comuns que as cidades russas tenham seus kremlins, com exceção da São Petersburgo, que é uma cidade construída já nos moldes de uma metrópole europeia – no caso, Paris.

Os Kremlin de Moscow é gigante e é preciso chegar cedo para ver tudo num dia. É possível. A coleção Fabergé de ovos adornados criados para as famílias reais russas, as armaduras, a louça, os trajes, as joias. As coleções são gigantes, luxuosas e bem expostas. As igrejas do Kremlin também são lindas e têm a arquitetura característica das igrejas ortodoxas russas, com cúpulas, cores e elementos quase surreais.

8878940403_cbec93c1e7_z

Do lado de fora, na Praça Vermelha, as atrações continuam. A catedral de São Basílio, erguida entre 1555 e 1561, é surreal de linda por fora e por dentro. Dizem que o czar Ivan, o Terrível, mandou cegar o arquiteto responsável pelo projeto para nada mais se igualasse ao que havia construído. Ainda ali por perto, também fale a pena entrar na fila para visitar o túmulo de Lênin, que está mumificado perto do mural do Kremlin. Como tudo na Rússia, é proibido tirar foto no interior. Então, é o que temos…

8879540730_492da701a0_z

Também na Praça Vermelha está o GUM (Glavnyi Universalnyi Magazin), que nasceu como shopping por ordem daczarina Catherine II, tornou-se uma loja modelo para a população após a revolução comunista, de modo a vender sem distrinção de classe, e vive hoje como um shopping de luxo.

8879547616_d86cf99b36_z

Mas no último andar tem um restaurante ótimo, em que você escolhe as porções do que quer comer. Só tem comida russa, até caviar. E, apesar do local, é mais popular, com comida ótima e preço excelente. 8879547330_b48a461c2e_z

E, pra encerrar, outro prédio lindo da Praça Vermelha é o museu de história russa, que merece também ser visitado porque é muito interessante, rico e o prédio também é maravilhoso no interior.

8878907265_ae2bfd008b_z

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s