Cidade da Guatemala – GUATEMALA

8346023226_8d67b6c047_zPouco conhecida dos brasileiros, a Guatemala é o típico país latino: rico e pobre, grandioso em muitos pontos, precário em outros vários. Tem uma rica cultura maia, povo que habitou o país desde o sul do México, e ainda domina a etnia local, tem uma cidade linda chamada Antígua, patrimônio da humanidade de arquitetura intocada, não fossem alguns terremotos. E tem uma capital turbulenta, agitada, de ótima comida e regiões a serem exploradas.

8344965675_028d41d8ce_z

Palácio Presidencial

Fiquei no norte da Cidade da Guatemala, no Otelito, num bairro excelente. Entendi que era o bairro fancy da capital quando cheguei no local, pela quantidade de lojas de luxo, carrões e restaurantes. Ainda assim, tudo simpático, organizado e barato. Um amigo local me falava: cuidado porque aqui se tem uma falsa impressão de segurança. Tomei o conselho, mas ainda assim explorei a capital de ônibus com tranquilidade.

8344968151_56042d423a_z

8344971955_dfe30845dd_z

O centro fica na região ao sul. O palácio do Governo é lindo e pode-se visitado num tour que compramos no local. Acho que é o local mais interessante da capital, pois o museu de cultura mais, que por acaso ficava ao norte, perto do meu hotel, tem uma coleção riquíssima mas, ao contrário do museu de Antropologia do México, por exemplo, é mal organizado e com pouca informação. Tinha tudo para ser excelente.

8346024492_fb5c8ff264_z

No painel do Palácio Presidencial, a união do índio e do espanhol formam a Guatemala

Ao lado do palácio do governo, fui também a um museu de hist’pria em que um segurança ia me deixar entrar caso eu disse uma gorjetinha pra ele. Logo apareceu uma funcionária e me cobrou a entrada e falou: ˜tenho que ficar de olho nesses caras, eles sempre querem fazer isso˜. América Latina!

8344969485_eb4db9b98d_z

E o mercado municipal ao lado é um local maravilhoso para se comer. É famosa a vendinha da Doña Mela – procure por ela, todos conhecem. É tudo muito simples, mas come-se tortillas maravilhosas com ingredientes frescos, chacino (torresmo) pra quem tem estômago e sucos de frutas frescas geladinho, além da deliciosa horchata, o leite do arroz, tão comum na América Central e que eu amo tanto.

8344979755_c16a8bf884_z

Meu dia se encerrava num café ao lado do meu hotel porque na manhã seguinte eu iria a Tikal e depois ficaria dois dias na maravilhosa cidade de Antígua.

8346035200_bb16d8a2fb_z 8346038486_eaf497ff31_z

Deixe um comentário

