Hanói – VIETNÃ

Assim como a China, o Vietnã é um país comunista. A história do país é surpreendente e Hanói fala um pouco. Hanói era o nome atribuído à região ao sul da China antes do Vietnã do gigante asiático. O império vietnamita fundou suas bases rumo ao sul da península, conquistou áreas que foram da civilização Cham e ainda do Camboja.

7567645504_e3a7d74ae4_z

O país unificou-se em algumas dinastias e foi dividido após a ocupação francesa o século XIX e japonesa durante a II Guerra Mundial no século XX. No norte, Hanói foi liberada de franceses e japoneses pelo exército liderado por Ho Chi Minh (exécito Viet-Minh). O norte tornava-se desde então comunista e o Vietnã do Sul, separado, foi liberado somente mais tarde, na década de 70, com a ajuda do exército Viet-Cong. A Guerra do Vietnã aconteceu neste momento, pois, na Guerra Fria, os Estados Unidos intervieram para tentar evitar que mais uma nação fosse influenciada pelas ideias da antiga União Soviética. Foi em vão.

7567906562_462dcd4998_z

Hoje, Hanói conserva seus ares comunistas, porém, a exemplo da China, aberta ao mercado, com o passado presente sobretudo no centro da cidade e arranha-céus gigantescos no entorno.

7567927944_ecef5041f5_z

O centro é o lugar mais legal para ficar. Tem um ar agitado e tranquilo, extremamente seguro, a não ser pelo medo que naturalmente sentimos das motos que dominam as ruas vietnamitas. Atravessar as ruas é um desafio. Você precisa seguir em frente que as motos irão desviar de você. Não é fácil, mas é possível.

7567666418_a4bf33dd37_z

Entre as principais atrações turísticas da cidade, o templo da literatura e o templo no meio do lago no centro da cidade são visita obrigatória. Nada me marcou muito, a não ser a vida que os vietnamitas da capital levavam. às 18h019h, o comércio fecha e todos sentam nas calçadas em frente às lojas e residências para comer e beber cerveja. É um hábito muito antigo no meio de uma metrópole. É festivo e tem um clima bom, leve!

7567662904_453d673ec0_z

Outra coisa que deixa a cidade muito especial é o fato de os prédios e residências serem muito altas e muito estreitas. A lei do país não permite que as casas particulares ocupem, em geral, mais de 4m de fachada. Isso permite que mais gente da população das cidades ocupe áreas interessantes para habitação, evitando a segregação urbana. É por isso que os vietnamitas, principalmente, do norte, têm o hábito de construir muitos andares sobre suas casas. Cada andar serve para uma família, mas todos, em geral, são da mesma linhagem.

7567707234_850a6303dd_z (1)

A paisagem fica muito interessante.

7567652352_6d3c254df0_z

Ao sair das cidades, os campos de arroz cultivados são pequeninos e muito bem cuidados. Toda família vietnamita tem direito a uma terra para cultivar e é natural que o arroz seja o produto mais fácil de cultivar e o mais consumido no país, presente fortemente na culinária. 7567659330_65dafc695c_z

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s