Bogotá – Dia 2 – COLÔMBIA

Um passeio a Bogotá não está completo sem ir ao cerro de Montserrat. Em ambos, a visão é do conjunto arquitetônico da cidade, sempre pendente para o tom avermelhado, característica introduzida e reproduzida, até meio que ordinariamente, pelo famoso arquiteto franco-colombiano Rogelio Salmona. Sim, Bogotá é quase toda avermelhada, o que faz da cidade ter alguma harmonia apesar do tamanho, bem diferente do que acontece com a maioria das metrópoles brasileiras, que são uma tragédia em termos de arquitetura.

Suba e desça o Cerro de Montserrat de funicular e, dali mesmo, você pode caminhar de volta em direção ao Nariño para visitar um dos locais mais interessantes da cidade: o Museo de la Policía.

Lá, além da lista de todos os policiais colombianos que estão hoje sequestrados pelas Farc, está todo o material apreendido e confiscado na longa luta entre Estado e Farc na história recente do país.

Da Harley utilizada por um dos capangas de Pablo Escobar até suas armas, móveis de sua casa (Escobar matava os carpinteiros após construírem seus móveis preparados para esconder drogas e dinheiro) e inclusive ruas roupas. Há um manequim com as vestimentas usadas por Escobar no dia em que foi alvejado e morto em Medellín.

Outra sessão do museu aponta algumas histórias de serial killers colombianos. Curiosamente, a Colômbia é o país latino-americano com o maior número de serial killers conhecido. Números que se igualam ou superam países europeus ou os Estados Unidos.

Mas a parte mais interessante do museu está no andar de cima, onde é mostrado todo o trabalho feito com a polícia colombiana para regulamentar e limpar a instituição. Hoje, na Colômbia, Polícia e Exército são a mesma coisa. Polícia na cidade, exército no campo. Têm os mesmos salários, benefícios (escolas, clubes, hospitais e tratamento psicológico) e honram a instituição a que servem. Ao contrário do Brasil ou do México, são confiáveis. Qualquer dúvida ou ajuda que  precise, vá direto à polícia. São inúmeros os policiais espalhados por Bogotá, facilmente reconhecidos pelo seu uniforme verde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s