Xi´An – Dia 2 – CHINA

Xi´An não teria a expressão turística que tem hoje não fosse a descoberta dos guerreiros de terracota. Sim, porque o palácio do imperador Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, está destruído por guerras principalmente contra os mongóis.

Três fazendeiros descobriram em 1974 os guerreiros de Terracota e o mausoléu do imperador Qin. A tumba continua intacta, até porque abri-la é desenterrar doenças. E os chineses ainda têm respeito pelo homem que uniu o país. Já o entorno apresenta mais de 6 mil guerreiros que estão sendo desenterrados pouco a pouco.

A dimensão do espaço é impressionante. Dispostos de forma a guardar a tumba, os guerreiros estão prontos para a guerra. Há arqueiros, cavalarias, generais, cada um com o rosto diferentes do outro. Cada guerreiro foi feito por um artesão diferentes e cada artesão esculpiu seus rostos à sua semelhança. Ordens do imperador. Serviço mal feito levava à morte.

A visita no parque dura quase uma manhã ou uma tarde. Você pode almoçar por lá. Um dos fazendeiros descobridores dos guerreiros fica de plantão numa das lojas da entrada para tirar foto. Tem que pagar. No entorno, são vários os vendedores que vão te oferecer miniguerreiros por RMB 10,00 (algo em torno de R$ 2,50). Dizem que o governo confisca na saída do país. Duvido.

A visita a Xi´An pode encerrar com a ida ao disputado museu de história da cidade. É lá que você acompanha a história chinesa até a queda do último imperador (Qing), retratado no filme homônimo. A história seguinte, com as guerras e a revolução cultural que moldaram a China contemporânea, só são contadas no Museu Nacional da Praça da Paz Celestial, em Pequim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s