Istambul – TURQUIA

DSC01881

Epicentro do comércio de especiarias na Europa, Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente (ou Bizâncio), foi tomada pelos turco-0tomanos em 1453.  Os europeus, com paladar cada vez mais acostumados às especiarias do Oriente, tiveram que inventar novas formas de adquirir seus produtos. Lançaram-se ao mar em busca de novas rotas para as Índias, ainda que as expedições levassem também como objetivo de seus navegadores o descobrimento de novas terras.

Hoje, Constantinopla tornou-se a grande Istambul, a maior cidade da Turquia e a única cidade do mundo situada em dois continentes: o europeu e o asiático. O ponto de confluência secular entre culturas e rotas de especiais ainda se reflete na arquitetura, nos trajes turcos, nos costumes e nos mercados de comida.

DSC01837

O Mercado Egípcio (acima) faz parte de um complexo que inclui uma gigante mesquita. Li que a renda dos comerciantes do bazar não pode ser revertida em lucro. É quase uma ONG, mas do jeito que eles fitavam os turistas, acho que o objetivo vai mais além do que o puro escambo de mercadorias.

DSC01840

O interessante de você andar no bazar é conhecer temperos frescos que, no Brasil, chegam em pequenos saquinhos lacrados em Supermercados pela Materfoods. Lá, temos a oportunidade cheirar e tocar o que está à nossa frente. Há sacos cheios de alçafrão, orégano, menta, cardamomo, pimentas, curry e corantes naturais para comida.

DSC01838

Há ainda as gigantescas lojas que vendem doces turcos.

DSC01753

Entrar para experimentar é um prazer, pois o papo e a pechincha com o vendedor sempre são mediados pelo incrível chá turco de maçã, inigualável em qualquer lugar do mundo.

DSC01974

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s