Manaus – Dia 1- Amazonas

Conhecer o Teatro Amazonas é mais interessante quando um dos maiores bailarinos do mundo, Mikhail Baryshnikov, vai se apresentar na cidade em sua turnê de volta aos palcos em ritmo de despedida de carreira. Não sei nada de balé ou de dança, mas sei que Baryshnikov é considerado um dos três maiores nomes da dança do século 20, ao lado de Vaslav Nijinsky (1890-1950) e Rudolf Nureyev (1938-1993).

Junto com a espanhola Ana Pegova, o músico solou duas vezes. Ana, uma. Ao final, os dois dançaram juntos. É fato que Baryshnikov envelheceu e teve sabedoria de mostrar isso ao público que, se foi esperando ver o bailarino que fazia loucuras no filme O Sol da Meia-Noite, viu um homem na terceira-idade, ainda com forma-física em pleno vigor, mas sem a mobilidade impressionante que tinha quando mais novo.

No seu segundo dueto, o bailarino dança frente a um de seus vídeos de ensaio de quando era mais jovem. No vídeo, os movimentos precisos, rápidos, repetidos e impressionantes sequer são postos em tentativas de repetição pelo bailarino de 62 anos. Acaba que o dueto se torna uma peça de bom humor sobre o envelhecimento com sabedoria.

O público que lotava o teatro, acho que assim como eu, estava mais preocupado em ver o mito ao vivo na oportunidade. O teatro é lindo, era feriado em Manaus e a diversão estava ganha. Balé por balé mesmo, foi melhor o dos botos cor-de-rosa no encontro das águas.

Eles davam impressionantes piruetas ao mergulhar para fora da água ao lado do nosso barco. Infelizmente, nenhuma a tempo de ser fotografada. Essa sim é a imagem que vai ficar na cabeça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s