Cholula – MÉXICO

Ir de Puebla a Cholula é como ir do centro do Rio a Niterói.

Cholula é uma pequena cidade no interior do estado de Puebla, no México. Fica muito perto da capital (Puebla) e você pode tomar um táxi até a cidadezinha. Não sai mais de R$ 15,00. O que Cholula tem de pequena tem de impressionante. A cidade abriga a maior pirâmide do mundo em termos de extensão.

Ficheiro:TepanapaMaq.JPG

Contruída por povos mexicas desconhecidos, a pirâmide ficou muito tempo abandonada, tendo toda a sua cobertura de pedras escondida por vegetação. Quando os espanhóis chegaram à região, achavam que estavam diante de um morro, no qual rapidamente construíram, em cima, a igreja da Virgem dos Remédios, que por lá ficou até as escavações iniciadas na primeira metade do século XX para desvendar o que havia por baixo.

O resultado é impressionante. O cenário local combina a pirâmide, a igreja e, ao fundo, o terrivelmente lindo vulcão Popo, ainda ativo – a foto dele abaixo não é minha.

Cholula, como Puebla, é dominada por igrejas barroquíssimas, comida mexicana callejera, bares e artesanato.

Nas ruas, são vendidas iguarias não tão simples de serem encontradas nas cidades grandes mexicanas, mas disponíveis em grandes quantidades em barraquinhas em Cholula: grilos, besouros e minhocas assados e temperados com limão e pimenta.

Como estava com fome e não queria estragar meu apetite, não tive coragem de provar. Caminhei mais um pouco e vi uma típica biboca mexicana com a placa que anunciava “coelhos assados no carvão”. Por lá, fiquei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s