Alexandria – EGITO

Mar, arquitetura, praças, vegetação, harmonia, beleza, gente radiante pelas ruas… Alexandria destoa um pouco das outras grandes cidades egípcias. Segunda maior cidade do país, é famosa mundialmente pelo seu passado de glória após sucessivas conquistas, mas foi fundada por Alexandro, o grande, em 331 a.C. Daí, seu nome.

A maior atração da cidade é caminhar por suas ruas ao ar livre, principalmente a partir do calçadão do mar. Ficou em dúvida de por onde começar? Comece pela nova Biblioteca de Alexandria, a versão moderna da antiquíssima biblioteca que fez parte da fama da cidade.

De lá, é possível caminha até o centro da cidade, onde compra-se couro a preço de banana – literalmente – e come-se doces sensacionais.

Alexandria tem 5 milhões a menos de habitantes que o Cairo – que tem 17 mi -, mas funciona da mesma forma que a capital: tudo vara a noite aberto. Açougues, lojas de sapato, quitandas, livrarias, lojas de artigos religiosos muçulmanos… Tudo aberto pra depois da meia-noite. Assim como o Cairo, Alexandria é gigante, pobre e… segura. É só mais limpa que a capital do Egito, mas padece dos mesmos problemas, com exceção de um: o crime banal, comum em qualquer metrópole latino-americana, mas raro nas metrópoles do mundo árabe. A tradição muçulmana, anticrime e antiguerra, tem seu valor.

Na ronda noturna por Alexandria, apesar do frio, deu vontade de um sorvete. Amigos egípcios perguntaram: “italian style or local style?”. “Local style”, óbvio.

Chegamos cerca das 23h30 numa vendinha de pudim de arroz, ou arroz-doce, como chamamos no Brasil. No pote, ia arroz-doce, passas brancas, castanhas raladas e coco por cima. Pra arrematar, uma bola de sorvete produzido no local. Pedi morango, mas insistiram no de creme. Ficou ótimo, prosaico, quase coisa de cidade do interior.  Adoro arroz-doce, e acho que existe um preconceito aqui no Brasil. É raro vermos qualquer restaurante incrementando a receita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s