Veneza – ITÁLIA

DSC00387

O reaparecimento das cidades como hoje conhecemos aconteceu há pouco mais de 500 anos, com o fim da Idade Média. Sim, porque, no Ocidente, durante os reinados, as cidades foram reduzidas a atividades de mercadologia nos pátios, praças e pequenos espaços públicos dos reinos.

As mercadorias eram controladas pelo Rei, que em cima de tudo cobrava impostos e determinava que itens poderiam ser ou não apreciados pelos camponeses. A estes, restava uma refeição muito simples, à base de pão, legumes, e eventualmente alguma carne preparada de forma rústica.

As cidades foram novamente ganhando forma e esplendor com a ascenção da classe burguesa. Gênova, Veneza, Pisa, Florença e Constantinopla destacavam-se no cenário europeu por terem suas atividades do dia a dia totalmente relacionadas ao comércio de mercadorias.

Suas elites eram ricas. Comerciantes, como os Médici em Florença ganharam tanto dinheiro e dominaram tanto o espaço público que, numa analogia ao que acontece nos grandes centros urbanos e comerciais de hoje, passaram a ter mais importância que clérigos, nobres e políticos, não raramente ocupando ou evoluindo para fazer partes destas classes.

DSC00423

Foi o fim da Idade Média, com o eventual crescimento das cidades, que permitiram nos fazer conhecer arte e comida como hoje conhecemos. As mercadorias circularam, as navegações avançaram em busca de novos produtos, rotas e mercados, e a arte ganhava novos rumos devido à exigência da burguesia em adquirir, entender e patrocinar artistas que, antes, eram considerados simples artesãos.

Veneza foi a cidade-estado que fez com que o restante da Europa pudesse apreciar mercadorias trazidas da Ásia, as chamadas especiais. Ao seu porto, chegavam navios com caixas e caixas que eram revendidas aos outros países e cidades a preços estratosféricos.

Mas a comida e a arte estavam tão atrelada à vontade da burguesia em gozar a vida que os caminhos percorridos pela gastronomia e, principalmente, pela pintura foram rápidos. Em 4 séculos aproximadamente, alcançaram patamares mundiais do que hoje consideramos alta cultura e requinte nas duas categorias avaliadas: comida e arte.

DSC00426

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s