Florença – ITÁLIA

Pouca gente sabe, mas a base dos hábitos refinados à mesa e os hábitos alimentares mais contemporâneos dos franceses se devem à uma das famílias burguesas italianas mais ricas da história: os Médici.

Comerciantes de Florença, os Médici tiveram sua ascenção década a década, tornando-se extremamente ricos, construindo palacetes em Florença, ocupando cargos políticos e chegando à nobreza com base no comércio das cidades-estado italianas, onde o foco era a liberdade de produção e comercialização.

DSC00224
Residência dos Médici em Florença.

Catarina de Médici passou a fazer parte da corte francesa quando casou-se em 1533 com o rei Francisco I da França. A jovem florentina chegou muito jovem à corte, mas ao envelhecer foi mãe de uma prole de 10 filhos e regente da França por um curto período.

Catarina veio de berço livre e rico. Tinha hábitos refinados à mesa, já morava em palácios e acompanhava de perto a ascensão da nova arte burguesa em formato de pintura e escultura nas mãos de renascentistas como o, na época, recém-falecido Leonardo da Vinci.

O acesso às especiais e produtos alimentícios que enchiam os olhos do mundo eram fáceis à mesa dos Médici. O açúcar foi introduzido ao palácio real francês por Catarina. Antes, os franceses usavam mel. Foi depois do açúcar, trazido da Ásia, mas já amplamente usado na Toscana, que os franceses começaram a desenvolver suas receitas de famosos macarrons e frutas cristalizadas. Os sorvetes, feitos na neve, também passaram a fazer parte da gastronomia francesa.

Veio da Itália para a França o hábito de cultivar hortas e comer hortaliças como brócolis, couve-flor e berinjela. Até hoje, alguns jardins de palácios da França mantém o hábito renascentista de plantar verduras e legumes em meio às flores e outras plantas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s