Pompeia – ITÁLIA

Durante o Império Romano, as orgias gastronômicas eram rituais de exacerbação dos prazeres gustativos. Alimentar-se era consequência de uma ligação hedonista com a comida. Comer – muito – fazia parte de reuniões em palácios, entre a nobreza e entre os ricos.

Para seguir adiante, eram comuns nas casas romanas haver vomitórios, tão ordinários quanto fossas de toalete, para que se pusesse para fora tudo o que foi ingerido, dando espaço aos pratos ainda não saboreados que eram servidos.

Rodar a cidade em ruínas de Pompeia, no sul da Itália, pode revelar algumas curiosidades desse tipo. Você caminha pelas ruas, com diversas ruínas de vendas, e descobre que fazer pão em casa era tão comum quanto levá-los na padaria da esquina e pedir para assá-lo. Nas mesma “padaria”, eram servidos caldos que poderiam ser tomados no local, em balcões, ou levados para casa. As casas continham pátios internos claros, contrários aos quartos superescuros. Nos pátios, os homens recebiam visitas e regiam as reuniões de família.

Era comum também as famílias pintarem imagens de cachorros nas calçadas à frente de suas casas para mostrar que poderia existir uma fera defendendo o local. Mas o mais curioso mesmo foi encontrar um hábito que era aparentemente comum em algumas residências romanas: adornar sua entrada com um pênis.

DSC00097

Imagina-se que isso significava devoção a Priapo, deus da fertilidade, filho de Dionísio e Afrodite.

Os moradores, inclusive o cachorro abaixo, morreram queimados pela fumaça de alta temperatura do vulcão que cobriu Pompeia de cinzas, conservando sua estrutura e alguns registros que nos contam essas histórias.

DSC00091

DSC00089

DSC00101
Pompeia com o vulcão Vesúvio, ainda ativo, ao fundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s